• Hospital de alta complexidade no Grande ABC

Histórico

O Hospital e Maternidade Brasil é um hospital de alta complexidade, fundado em 8 de abril de 1970 por médicos que buscaram oferecer a Santo André e região uma assistência hospitalar com altos padrões de qualidade. Inicialmente, o Hospital foi inaugurado com trinta apartamentos, salas de cirurgia e de parto, somando uma área de 10 mil m². Nos anos seguintes, triplicou de tamanho, atingindo seis pavimentos. Atualmente o Hospital atende com 350 leitos, 17 salas cirúrgicas, quatro salas para parto, um completo centro de diagnósticos, pronto atendimento adulto e infantil e um completo Centro Médico para consultas com hora marcada. Seu corpo clínico é formado por 700 médicos e mais de 2 mil funcionários.

Em 2010, o Hospital e Maternidade Brasil foi adquirido pela Rede D’Or São Luiz, maior grupo de hospitais privados do país, com mais de 30 unidades hospitalares. A Rede investe constantemente na melhoria contínua no hospital, ampliando sua estrutura de atendimento, implementando novos serviços, modernizando o parque tecnológico, treinando as equipes assistenciais para levar cada vez mais qualidade no atendimento, para disponibilizar a médicos e pacientes os mais avançados recursos para os cuidados com a saúde.

Missão

Somos uma empresa privada que tem por finalidade promover a saúde e prestar serviços médico-hospitalares aos clientes particulares e de planos de saúde, na região do ABC. Nossos colaboradores exercem suas atividades de acordo com os valores e políticas, visando o encantamento dos clientes.

Valores

Segurança
Ética
Responsabilidade
Vocação
Inovação
Resultado

Qualidade

A Rede D’Or São Luiz disponibiliza os mais avançados recursos da medicina que, aliados a uma visão inovadora da saúde, prezam pela qualidade de seus processos e pela segurança dos pacientes. Por isso, os hospitais da Rede adotam uma política da Qualidade e a busca por acreditações.

Para manter a melhoria contínua e reduzir os riscos relacionados a pacientes e profissionais, são feitos planejamentos e gerenciamentos dos processos clínicos e administrativos, além de um amplo programa de treinamento, capacitação profissional e motivação para que todos compreendam a sua importância na instituição.

Acreditação Qmentum

A acreditação é um método de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que busca garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos por uma entidade, normalmente não governamental. Possui caráter educacional, em um processo de avaliação externa para determinar se a instituição atende a uma série de requisitos, propiciando um compromisso visível, por parte da instituição, de melhorar a segurança e qualidade do cuidado ao paciente.

O Hospital e Maternidade Brasil é membro integrante, desde 2015, do grupo de hospitais certificados pelo Acreditation Canada International, no Processo de Acreditação Internacional, metodologia Qmentum, que orienta e monitora os padrões de alta performance em qualidade e segurança da saúde.

É o único hospital da região a obter esse selo, que promove a melhoria contínua de todos os processos, da identificação correta dos pacientes ao entendimento das necessidades das pessoas assistidas, administração de medicamentos e demais procedimentos como higienização e protocolos internacionais de atendimento.